Close Menu
Folha 12 – São PauloFolha 12 – São Paulo
  • Home
  • São Paulo – Capital
  • São Paulo

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Câmara de SP inicia a 2ª fase de discussão da LDO 2027

junho 24, 2026

Governo de SP entrega novo núcleo pericial e amplia estrutura de segurança em Presidente Prudente

junho 24, 2026

Solenidade da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura homenageia imigração japonesa

junho 24, 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Folha 12 – São PauloFolha 12 – São Paulo
  • Home
  • São Paulo – Capital
  • São Paulo
Facebook X (Twitter) Instagram
Folha 12 – São PauloFolha 12 – São Paulo
Home»São Paulo»Com risco extremo para queimadas, Governo de SP monta gabinete de crise a partir desta segunda-feira (15)
São Paulo

Com risco extremo para queimadas, Governo de SP monta gabinete de crise a partir desta segunda-feira (15)

RedacaoBy Redacaosetembro 14, 2025Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest Telegram LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Telegram Email

A Defesa Civil do Estado mobiliza, a partir desta segunda-feira (15), das 6h às 18h, o Gabinete de Crise do período de estiagem, no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), localizado no Palácio dos Bandeirantes. Esta é a primeira mobilização do ano dentro da Operação SP Sem Fogo.

De acordo com o Mapa de Risco de Incêndio elaborado pela Sala SP Sem Fogo, a última semana do inverno será a mais crítica da estiagem em 2025, com previsão de nível de emergência para queimadas. O cenário é marcado por altas temperaturas e baixíssimos índices de umidade relativa do ar, principalmente nas regiões centro-oeste, norte, oeste e noroeste do estado.

O Gabinete de Crise reunirá, de forma presencial, representantes de diferentes órgãos estaduais e parceiros da Operação SP Sem Fogo, como Corpo de Bombeiros, Fundação Florestal, Comando de Aviação da Polícia Militar, Polícia Rodoviária e Ambiental, além da Secretaria Estadual de Agricultura, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e DER. O objetivo é otimizar a resposta às ocorrências de incêndios, reduzir o tempo de mobilização de recursos e garantir maior eficiência no enfrentamento aos eventos críticos.

Segundo o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira, a instalação do Gabinete de Crise é uma medida fundamental para enfrentar os próximos dias: “Estamos diante de um cenário de risco que exige muita atenção, além da união de esforços e respostas rápidas. A presença integrada das instituições permite salvar vidas, proteger o meio ambiente e minimizar os prejuízos causados pela estiagem”, afirmou.

Sobrevoo em Cruzeiro

Neste domingo (14), o Coordenador Estadual da Defesa Civil, Coronel PM Henguel Ricardo Pereira, acompanhado da secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, sobrevoaram a cidade de Cruzeiro para avaliar os danos provocados pelo incêndio de grandes proporções que atingiu o município.

Desde quarta-feira (10), as chamas se espalharam por área de mata e duraram cinco dias. Cerca de 45 profissionais atuaram no combate, entre Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil e Fundação Florestal. O enfrentamento contou com o apoio de dois helicópteros, sendo um da Águia da Polícia Militar e outro contratado pela Fundação Florestal.

O cenário observado foi otimista: o incêndio encontrava-se praticamente extinto. Durante o sobrevoo, foi identificado apenas um foco de fumaça, imediatamente combatido pelo helicóptero Águia, evitando que as chamas se alastrassem novamente.

As ações de resposta prosseguiram com o emprego de duas aeronaves e equipes do Corpo de Bombeiros em solo, atuando de forma coordenada. A estratégia manteve-se voltada ao combate de eventuais pontos de reignição e ao monitoramento contínuo da área, uma vez que as condições de tempo seco persistiriam ao longo da semana.

Em todo estado, são cinco incêndios ativos em diferentes regiões, principalmente nas cidade de Cruzeiro, Cajuru e Piracicaba. Para o controle das chamas, estão empenhadas 4 aeronaves, 3 helicópteros e 1 avião. Além dos profissionais atuam no combate, entre Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil e Fundação Florestal.

Receba alertas da Defesa Civil

A Defesa Civil de São Paulo envia mensagens diretamente para os cidadãos, alertando sobre riscos de desastres naturais. O cadastro é gratuito e pode ser feito de duas formas:

Por SMS: envie o CEP da sua região para o número 40199.
Por WhatsApp: inicie uma conversa com o número (61) 2034-4611.

Operação SP Sem Fogo

A Operação SP Sem Fogo é uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Segurança Pública e Defesa Civil do Estado. Também conta com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), Cetesb, DER e Fundação Florestal.

A operação é permanente e ocorre em fases — verde, amarela e vermelha — de acordo com a severidade do clima e o risco de incêndios. As ações incluem prevenção, monitoramento e resposta rápida para reduzir danos à população e ao meio ambiente.

source
Com informações da Agência São Paulo

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao
  • Website

Related Posts

Governo de SP entrega novo núcleo pericial e amplia estrutura de segurança em Presidente Prudente

junho 24, 2026

Índice de leitura na rede estadual de SP cresce com álbuns digitais de figurinhas de futebol

junho 24, 2026

Governo de SP inaugura Espaço Prevenir no Jaraguá, na capital

junho 24, 2026

Festas juninas e temporada de inverno devem movimentar quase R$ 450 milhões para o turismo de SP

junho 24, 2026

Metrô e trens de SP terão operação especial para o jogo do Brasil nesta quarta-feira (24); confira

junho 24, 2026

Operação da Polícia Civil desarticula esquema de desvio de máquinas de cartão e prende 7 suspeitos

junho 23, 2026

Deixe uma respostaCancelar resposta

@sbatmao Na entrega da Fatec Suzano, o Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas entrevistou o Batmão, na sequência Batmão entrevista o Presidente da ALESP Deputado André do Prado. #tarcisiodefreitas #batmao #andrédoprado #suzanotv #tvsuzano ♬ som original - Lucas Secario Novo o Batmão
Posts Recentes: Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao

Emissoras do Rio são autorizadas a retransmitir canais digitais de TV

Emissoras do Rio são autorizadas a retransmitir canais digitais de TV

Clube do Livro marca os 70 anos de “Grande Sertão: Veredas”

Clube do Livro marca os 70 anos de “Grande Sertão: Veredas”

Clube do Livro marca os 70 anos de “Grande Sertão: Veredas”

Clube do Livro marca os 70 anos de “Grande Sertão: Veredas”

24/06/2026

24/06/2026

Fundesport vence Limeira por 3 sets a 0 e sobe na classificação da Liga Regional de Campinas

Fundesport vence Limeira por 3 sets a 0 e sobe na classificação da Liga Regional de Campinas
© Folha 12 - Desde 2011
  • Home
  • São Paulo – Capital
  • São Paulo

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

imunify-bot-check
%d