Close Menu
Folha 12 – São PauloFolha 12 – São Paulo
  • Home
  • São Paulo – Capital
  • São Paulo

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Polícia Civil de SP publica classificação final de concurso público para investigador

junho 25, 2026

Com fortalecimento da conservação ambiental pelo Governo de SP, Mata Atlântica tem recorde de registros de fauna em áreas protegidas

junho 25, 2026

Com orçamento de R$ 138,6 bilhões, Plenário aprova a LDO 2027

junho 25, 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Folha 12 – São PauloFolha 12 – São Paulo
  • Home
  • São Paulo – Capital
  • São Paulo
Facebook X (Twitter) Instagram
Folha 12 – São PauloFolha 12 – São Paulo
Home»São Paulo - Capital»Câmara Municipal de São Paulo concede a Salva de Prata à Associação de Diabetes Juvenil
São Paulo - Capital

Câmara Municipal de São Paulo concede a Salva de Prata à Associação de Diabetes Juvenil

RedacaoBy Redacaonovembro 18, 2025Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest Telegram LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Telegram Email

A Câmara Municipal de São Paulo entregou a Salva de Prata à ADJ (Associação de Diabetes Juvenil), na noite desta segunda-feira (17/11). A honraria foi concedida por iniciativa do vereador Thammy Miranda (PSD), que também é o presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Diabetes, instalada na sequência da Sessão Solene.

O parlamentar afirmou que a Salva de Prata é uma das maiores honrarias do Legislativo paulistano. “O trabalho que a ADJ faz é incrível. Pelo o que eu conheço, poucas pessoas não passaram pela ADJ e não receberam a atenção, o carinho e as informações da ADJ. É uma associação importantíssima para as pessoas com diabetes e nada mais justo do que a gente prestar esta homenagem”, afirmou o vereador Thammy Miranda.

A ADJ é uma entidade sem fins lucrativos, não-governamental. Foi fundada em 1980, por um grupo de pais de crianças e adolescentes com diabetes. “Um grupo de pais de jovens diabéticos que resolveu, com o incentivo dos médicos, fundar uma associação voltada para as pessoas com diabetes, aos leigos, para que a gente buscasse os nossos interesses junto à classe política, à classe profissional, à classe farmacêutica. Foi um sacrifício muito grande no início. Porém, hoje, diante desta homenagem que a gente recebe por intermédio do vereador Thammy Miranda, a gente vê que essa ideia ajudou muitos diabéticos”, afirmou Daniel Francisco Polato, um dos fundadores da ADJ.

Entre os serviços profissionais disponibilizados aos associados estão: orientação para atividade física e nutrição, odontologia preventiva, psicologia, testes de glicemia, cuidados com os pés e enfermagem, além de apoio jurídico. Há também atividades em grupo e treinamentos.

Desde outubro de 2010, a Associação de Diabetes Juvenil adotou o nome fantasia ADJ Diabetes do Brasil, formalizando uma atuação mais ampla na liderança ou participação de iniciativas na área do diabetes em geral, no Brasil e em nível internacional. “Hoje a ADJ é uma das maiores instituições do Brasil de apoio às pessoas com diabetes e também é uma das mais preponderantes da América Latina. É uma grande honra receber esta homenagem. A gente sabe que o diabetes ainda afeta 18 milhões de pessoas no Brasil inteiro, sendo que metade delas desconhecem que tem o diagnóstico. Então, receber uma honraria da Câmara Municipal de São Paulo é também colocar um pouco de luz nesse tema que muitas vezes fica escondido”, disse o presidente da ADJ, Ronaldo Pineda Wieselberg.

Frente Parlamentar

Logo após a Sessão Solene teve início a solenidade de instalação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Diabetes, criada por meio da Resolução nº 8/2025, também de autoria do vereador Thammy Miranda.

O objetivo da iniciativa é fortalecer as ações de prevenção, diagnóstico e garantir atendimento às pessoas com diabetes na cidade de São Paulo. Além disso, a Frente Parlamentar vai acompanhar políticas públicas relacionadas à doença, organizar e promover debates e eventos incentivando a discussão do tema, atuar para o aperfeiçoamento da legislação existente, entre outras atividades.

Para o parlamentar, a criação da Frente Parlamentar vai dar visibilidade à diabetes. “A causa do diabetes era uma causa que não era falada há muito e hoje vamos dar mais visibilidade. A gente precisa fiscalizar, dar informações, cobrar. A cada três pessoas, uma tem diabetes e não sabe. Então, é muito importante a gente levar essas informações para as pessoas”, destacou o parlamentar.

A coordenadora de advocacy da ADJ, Lúcia Xavier, disse que a criação da Frente Parlamentar é um passo muito importante para quem luta pela causa. “O vereador tem lutado para ter melhorias e para a gente trazer melhorias, a gente precisa abrir o leque de pessoas que, realmente, façam a diferença e compreendam as necessidades de adaptações das políticas públicas de saúde. Trazendo outros personagens, outros stakeholders para a discussão de novas políticas públicas é fundamental para nós pacientes com diabetes”, frisou.

Confira no víde abaixo a íntegra da Sessão Solene e a instalação da Frente Parlamentar.

source
Com informações da Câmara de São Paulo

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

doença ep Facebook são paulo
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao
  • Website

Related Posts

Com orçamento de R$ 138,6 bilhões, Plenário aprova a LDO 2027

junho 25, 2026

Smart Sampa Cidadão: Prefeitura cria app que permite à população identificar veículos roubados, furtados ou adulterados em tempo real

junho 24, 2026

Ato público cobra reparação financeira e assistencial às famílias das vítimas da Covid-19

junho 24, 2026

Rede Vida de Televisão recebe a Salva de Prata da Câmara

junho 24, 2026

Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal

junho 24, 2026

Prefeitura atualiza valores da lista com os 50 maiores devedores do Município: R$ 56,4 bilhões

junho 24, 2026

Deixe uma respostaCancelar resposta

@sbatmao Na entrega da Fatec Suzano, o Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas entrevistou o Batmão, na sequência Batmão entrevista o Presidente da ALESP Deputado André do Prado. #tarcisiodefreitas #batmao #andrédoprado #suzanotv #tvsuzano ♬ som original - Lucas Secario Novo o Batmão
Posts Recentes: Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao

doação de sangue ll.jpeg

doação de sangue ll.jpeg

PG participa do Encontro nacional do ICLEI e do Congresso Internacional de Proteção e Defesa Civil

PG participa do Encontro nacional do ICLEI e do Congresso Internacional de Proteção e Defesa Civil

Presidente da Câmara participa de formatura do curso de gestora de microempresa

Presidente da Câmara participa de formatura do curso de gestora de microempresa

Decreto 10.664, de 7 de março de 2025.

Decreto 10.664, de 7 de março de 2025.

Unidade da Rockwell Automation é nomeada “Global Lighthouse” pelo Fórum Econômico Mundial

Unidade da Rockwell Automation é nomeada “Global Lighthouse” pelo Fórum Econômico Mundial
© Folha 12 - Desde 2011
  • Home
  • São Paulo – Capital
  • São Paulo

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

imunify-bot-check
%d