Close Menu
Folha 12 – São PauloFolha 12 – São Paulo
  • Home
  • São Paulo – Capital
  • São Paulo

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Redes de esgoto chegam a loteamentos de Cabreúva e levam mais qualidade de vida a moradores

junho 26, 2026

Instituto Butantan busca idosos com 60 anos ou mais para ensaio clínico da vacina contra gripe; meta é atingir 7.200 voluntários

junho 26, 2026

CPI da Câmara busca devedores acima dos R$ 100 milhões

junho 26, 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Folha 12 – São PauloFolha 12 – São Paulo
  • Home
  • São Paulo – Capital
  • São Paulo
Facebook X (Twitter) Instagram
Folha 12 – São PauloFolha 12 – São Paulo
Home»São Paulo»Acordo SP + Verde já soma mais de 500 hectares recuperados e R$ 2 milhões em multas ambientais
São Paulo

Acordo SP + Verde já soma mais de 500 hectares recuperados e R$ 2 milhões em multas ambientais

RedacaoBy Redacaonovembro 27, 2025Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest Telegram LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Telegram Email

Menos de um mês após seu lançamento, o programa Acordo SP + Verde já apresenta resultados concretos. Desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, a iniciativa teve seus primeiros termos homologados, assegurando a recuperação de mais de 500 hectares de áreas degradadas e o pagamento de mais de R$ 2 milhões em multas ambientais.

O programa é resultado da articulação entre a Procuradoria Geral do Estado (PGE/SP), a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e o Ministério Público do Estado (MPSP). A proposta reforça a estratégia de desjudicialização inteligente, combinando agilidade processual, segurança jurídica e compromisso com a restauração ambiental efetiva.

Lançado oficialmente em novembro, durante o Summit Agenda SP + Verde — evento internacional pré-COP 30, realizado em parceria pelo Governo de SP, Prefeitura de SP e Universidade de SP —, o Acordo SP + Verde tem como foco principal a recomposição in loco das áreas degradadas, priorizando casos de grande impacto ambiental – especialmente aqueles que envolvem danos em Áreas de Preservação Permanente (APPs) e áreas com extensão igual ou superior a 50 hectares. Nesta primeira fase, o programa visa à recuperação de mais de 11 mil hectares, com valores de multas que ultrapassam R$ 195 milhões, relacionados a 63 Autos de Infração Ambiental (AIAs).

A iniciativa oferece condições facilitadas para os responsáveis pelos danos ambientais, como redução de 40% no valor da multa, parcelamento em até seis vezes e a possibilidade de conversão da multa em serviços ambientais. O programa também permite a execução dos projetos de recuperação por meio do Finaclima, mecanismo de financiamento ambiental que permite a execução do projeto de restauração sem a necessidade de contratação direta de serviços.

Audiências de conciliação

Entre os dias 24 e 28 de novembro, foram realizadas audiências de conciliação virtuais, com a presença de procuradores do Estado, técnicos da Semil e representantes do Ministério Público. Os acordos firmados no âmbito do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) são homologados judicialmente, garantindo segurança jurídica e validade como título executivo.

“Com o Acordo SP + Verde, avançamos na construção de uma governança ambiental mais moderna, colaborativa e comprometida com resultados concretos. A iniciativa reafirma o papel da PGE/SP na defesa do interesse público, ao promover a recuperação ambiental no local do dano, com eficiência, segurança jurídica e integração entre as instituições. É um passo importante na consolidação de uma política ambiental que prioriza a conciliação e a efetividade da reparação, acima da judicialização excessiva”, destacou a procuradora geral do Estado de São Paulo, Inês Coimbra.

*Segundo a secretária da Semil, Natália Resende, o programa representa um marco na forma como o Estado conduz a reparação ambiental. “O Acordo SP + Verde inaugura uma nova forma de lidar com a responsabilidade ambiental em São Paulo. Ao priorizarmos a conciliação e a reparação efetiva, conseguimos acelerar a recuperação das áreas degradadas e garantir que os recursos retornem para ações concretas de restauração. O Finaclima, nosso mecanismo de financiamento climático, é uma peça estratégica nesse processo, pois permite estruturar e executar projetos de recuperação com mais eficiência, transparência e escala. À medida que avançamos na desjudicialização, criamos um ciclo virtuoso: menos litígio, mais entrega ambiental e mais capacidade de restaurar nossos biomas”, afirmou.

Finaclima

O Estado estruturou o Finaclima como mecanismo central de financiamento para a recuperação ambiental. Hoje, o instrumento reúne quase R$ 10 milhões: R$ 7,35 milhões já empenhados e R$ 2,21 milhões compromissados, com ingresso previsto no próprio fundo a partir da multa acordada no mutirão.

Nos Autos de Infração Ambiental (AIAs), continuam válidas as duas obrigações legais: o pagamento da multa e a recuperação da área degradada. Com a novidade, as multas poderão ser convertidas em serviços ambientais e direcionadas ao Finaclima, permitindo que esses recursos se transformem em hectares restaurados.

source
Com informações da Agência São Paulo

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao
  • Website

Related Posts

Redes de esgoto chegam a loteamentos de Cabreúva e levam mais qualidade de vida a moradores

junho 26, 2026

Instituto Butantan busca idosos com 60 anos ou mais para ensaio clínico da vacina contra gripe; meta é atingir 7.200 voluntários

junho 26, 2026

Governo de SP leva mutirões de castração a cinco regiões com previsão de 4,7 mil atendimentos

junho 26, 2026

Instituto Butantan busca idosos com 60 anos ou mais na região de Ribeirão Preto para ensaio clínico da vacina adjuvada contra gripe; meta é atingir 7.200 voluntários

junho 26, 2026

Nova adutora reforça abastecimento de água em bairros de Ilhabela 

junho 25, 2026

Alemanha e Espanha inspiram cardápios especiais do Bom Prato; veja o menu das unidades

junho 25, 2026

Deixe uma respostaCancelar resposta

@sbatmao Na entrega da Fatec Suzano, o Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas entrevistou o Batmão, na sequência Batmão entrevista o Presidente da ALESP Deputado André do Prado. #tarcisiodefreitas #batmao #andrédoprado #suzanotv #tvsuzano ♬ som original - Lucas Secario Novo o Batmão
Posts Recentes: Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao

Em conquista inédita, Mongaguá alcança a vice-liderança da Baixada Santista em qualidade contábil

Em conquista inédita, Mongaguá alcança a vice-liderança da Baixada Santista em qualidade contábil

Mutirão de vacinação da gripe reforça a importância da prevenção contra a doença em Paraibuna

Mutirão de vacinação da gripe reforça a importância da prevenção contra a doença em Paraibuna

Agendamento da vacina contra a gripe está disponível pelo app “Saúde Cotia”

Agendamento da vacina contra a gripe está disponível pelo app “Saúde Cotia”

Sociedade São Vicente de Paulo participa do Fernanraiá

Sociedade São Vicente de Paulo participa do Fernanraiá

Decreto 10.716, de 1º de abril de 2025.

Decreto 10.716, de 1º  de abril de 2025.
© Folha 12 - Desde 2011
  • Home
  • São Paulo – Capital
  • São Paulo

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

imunify-bot-check
%d