Close Menu
Folha 12 – São PauloFolha 12 – São Paulo
  • Home
  • São Paulo – Capital
  • São Paulo

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Smart Sampa Cidadão: Prefeitura cria aplicativo que permite à população identificar veículos roubados, furtados ou clonados em tempo real

junho 24, 2026

Comissão de Segurança Pública aprova convites para debater Smart Cop e Hotel Social

junho 24, 2026

Governo de SP inaugura Espaço Prevenir no Jaraguá, na capital

junho 24, 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Folha 12 – São PauloFolha 12 – São Paulo
  • Home
  • São Paulo – Capital
  • São Paulo
Facebook X (Twitter) Instagram
Folha 12 – São PauloFolha 12 – São Paulo
Home»São Paulo»Capital: Governo de SP investiu R$ 954,4 mil por mês em obras de escolas municipais
São Paulo

Capital: Governo de SP investiu R$ 954,4 mil por mês em obras de escolas municipais

RedacaoBy Redacaoabril 24, 2026Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest Telegram LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Telegram Email

O Governo do Estado de São Paulo investiu, em 39 meses de gestão, R$ 37,2 milhões em reformas e construções de unidades das redes municipais de ensino da Capital e Região Metropolitana de São Paulo. Isso significa que, entre janeiro de 2023 e março de 2026, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) destinou uma média mensal de R$ 954,4 mil para a infraestrutura das redes públicas das prefeituras da região.

Na região da Capital e RMSP, foram 57 reformas para adequação de salas de aula, reforma de quadra de esportes, reparo e instalação de ar-condicionado, além da construção de duas creches. O investimento foi destinado para as cidades de Barueri, Biritiba Mirim, Franco da Rocha, Itapevi, Jandira, Mairiporã, Mauá, Pirapora do Bom Jesus, Ribeirão Pires, Salesópolis, Santo André, São Paulo e Taboão da Serra.

Reforçando o compromisso com a educação das crianças paulistas, no último mês o Governo de São Paulo anunciou o pagamento de R$ 32,5 milhões para as prefeituras que atingiram as metas do Programa Alfabetiza Juntos SP. A partir do programa, a Seduc-SP tem como meta 90% dos estudantes concluindo o 2º ano do Ensino Fundamental neste ano sabendo ler.

O aporte da Seduc-SP na infraestrutura da rede municipal integra os R$ 1,2 bilhão empregados pelo Estado na execução de 2.004 obras de infraestrutura escolar na região de Capital e RMSP. Ao todo, 1.279 prédios escolares, distribuídos em 34 municípios, foram contemplados com intervenções.

Creches na conta

Na Capital e RMSP, a entrega de duas unidades do Programa Creche Escola resultou na abertura de 300 vagas nos municípios de Biritiba Mirim e Salesópolis. 

Andrea de Souza, secretária municipal de educação de Salesópolis, afirma que a relação colaborativa entre Estado e município melhora a qualidade do ensino oferecido às crianças. “Essas parcerias são pilares para que os avanços se sustentem. Esse entendimento reside no fato de que não são apenas os aportes financeiros que dão robustez às ações empreendidas, mas também o suporte técnico e as orientações de diversos matizes, que são as garantias dos direitos de aprendizagem”.

Ravi Gonzales, 3 anos, estuda no Centro Municipal de Convivência Infantil Dona Teresa Feital. A mãe, Bruna de Campos Gonzales, observa a evolução do filho.”Já percebemos avanços importantes na comunicação, no comportamento e na socialização, pois ele convive diariamente com outras crianças e profissionais preparados para estimular o aprendizado”.  

A funcionária pública ressalta que os pais contam com o espaço para que seus filhos estejam em um ambiente seguro, com cuidados e estímulos adequados para o desenvolvimento. “Para mim é muito importante, pois sabendo que ele está bem cuidado na creche, consigo trabalhar com mais tranquilidade e segurança. Sem a creche seria muito mais difícil, ou até mesmo impossível, conseguir trabalhar fora, pois não teria com quem deixá-lo durante o período de trabalho”, destaca Bruna.

Investimento em infraestrutura da rede

Em todo o Estado, foram concluídas 6.914 intervenções com investimento de R$ 3,2 bilhões. Em 39 meses, 3.503 prédios escolares foram revitalizados em 572 municípios paulistas. Os serviços incluem reformas de quadras esportivas, cozinhas, refeitórios e salas de aula que atendem estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, além da recuperação de fachadas e telhados, melhorias de acessibilidade e implantação de climatização nas unidades. 

Para a primeira infância, foram concluídas 89 unidades do Programa Creche Escola, ação que gerou mais de 11 mil vagas nas unidades de ensino que atendem crianças de 0 a 5 anos de idade. Essas escolas municipais de educação infantil estão localizadas em 87 municípios paulistas. O aporte nesses prédios chega a R$ 250,5 milhões.

Fabricio Moura Moreira, presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) — órgão responsável pelo acompanhamento de obras da Seduc-SP—, destaca que investir na formação integral das crianças é prioridade do governo do estado. “Desde o início da gestão do governador Tarcísio de Freitas concluímos 89 creches em 87 municípios paulistas. A orientação do governador é que a gente possa cada vez mais investir na primeira infância e zerar a fila de creches em todo o estado de São Paulo. E o trabalho continua. Neste momento nós temos mais de 50 creches em construção.” 

source
Com informações da Agência São Paulo

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao
  • Website

Related Posts

Governo de SP inaugura Espaço Prevenir no Jaraguá, na capital

junho 24, 2026

Festas juninas e temporada de inverno devem movimentar quase R$ 450 milhões para o turismo de SP

junho 24, 2026

Metrô e trens de SP terão operação especial para o jogo do Brasil nesta quarta-feira (24); confira

junho 24, 2026

Operação da Polícia Civil desarticula esquema de desvio de máquinas de cartão e prende 7 suspeitos

junho 23, 2026

Atleta do Time São Paulo, Maciel Santos é campeão de etapa da Copa do Mundo de bocha paralímpica

junho 23, 2026

Coronel Alexandre Boggi assume comando do Corpo de Bombeiros de São Paulo

junho 23, 2026

Deixe uma respostaCancelar resposta

@sbatmao Na entrega da Fatec Suzano, o Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas entrevistou o Batmão, na sequência Batmão entrevista o Presidente da ALESP Deputado André do Prado. #tarcisiodefreitas #batmao #andrédoprado #suzanotv #tvsuzano ♬ som original - Lucas Secario Novo o Batmão
Posts Recentes: Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao

Curso gratuito de fotografia abre inscrições para jovens da rede pública em Ferraz de Vasconcelos

Curso gratuito de fotografia abre inscrições para jovens da rede pública em Ferraz de Vasconcelos

Seminário Integra Agro reuniu produtores rurais e especialistas durante o SindiCampo, em Ituiutaba

Seminário Integra Agro reuniu produtores rurais e especialistas durante o SindiCampo, em Ituiutaba

OMS: mais triagem neonatal pode ajudar a prevenir mortes por anomalias congênitas

OMS: mais triagem neonatal pode ajudar a prevenir mortes por anomalias congênitas

Praia Grande conta com site exclusivo da 68ª edição dos Jogos Regionais

Praia Grande conta com site exclusivo da 68ª edição dos Jogos Regionais

Inscrições para 1ª Corrida do Bombeiro Cabo PM Pereira terminam no dia 29 de junho

Inscrições para 1ª Corrida do Bombeiro Cabo PM Pereira terminam no dia 29 de junho
© Folha 12 - Desde 2011
  • Home
  • São Paulo – Capital
  • São Paulo

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

imunify-bot-check
%d