Close Menu
Folha 12 – São PauloFolha 12 – São Paulo
  • Home
  • São Paulo – Capital
  • São Paulo

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

População alerta para os impactos com instalação de incinerador de lixo em Perus

junho 23, 2026

Programa +50 Faz Muito Bem debate os desafios do cuidado de pessoas idosas

junho 23, 2026

Previsão do tempo para terça-feira (23) em SP: dia começa com céu nublado

junho 23, 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Folha 12 – São PauloFolha 12 – São Paulo
  • Home
  • São Paulo – Capital
  • São Paulo
Facebook X (Twitter) Instagram
Folha 12 – São PauloFolha 12 – São Paulo
Home»São Paulo - Capital»População alerta para os impactos com instalação de incinerador de lixo em Perus
São Paulo - Capital

População alerta para os impactos com instalação de incinerador de lixo em Perus

RedacaoBy Redacaojunho 23, 2026Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest Telegram LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Telegram Email

Com informações da Câmara Municipal de São Paulo

A Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo realizou nesta segunda-feira (22/06), no Auditório Freitas Nobre, audiência pública para discutir os impactos sociais, ambientais e sanitários do Ecoparque Bandeirantes. O projeto prevê a instalação de um incinerador de lixo no bairro de Perus, zona noroeste. A proposta é da empresa Loga – responsável pela coleta e tratamento de resíduos da capital – em parceria com a Prefeitura.

O debate foi solicitado pela vice-presidenta do colegiado, a vereadora Luana Alves (PSOL). O texto do requerimento apresentado pela parlamentar cita riscos de emissões tóxicas, liberação de poluentes e possíveis prejuízos à saúde, como o aumento de casos de câncer, doenças respiratórias e problemas neurológicos.

“Essa comissão não é contra a tecnologia. Mas não pode haver avanço sem ouvir quem vive aqui. Perus já sofreu por décadas com o aterro. A população tem direito de saber os riscos de emissões tóxicas, de câncer, de doenças respiratórias”, afirmou Luane Alves.

Moradores e coletivos da região criaram o movimento “Incinerador de Lixo em Perus, Não”. Eles alegam que não foram consultados sobre a possibilidade de instalar o equipamento no bairro. A população local também pediu a suspensão do licenciamento ambiental até a realização de uma nova audiência pública com a comunidade.

“O bairro já conviveu com o aterro por décadas. Agora volta o risco de poluição e degradação ambiental. Nós defendemos a reciclagem, a compostagem e o apoio aos catadores, como está no Plano Municipal de Resíduos”, disse Mário Sérgio Bortoto – morador e integrante do Movimento “Incinerador de lixo em Perus, Não”.

O terreno previsto para o empreendimento fica no quilômetro 26 da Rodovia dos Bandeirantes, onde funcionou o Aterro Bandeirantes até 2007. O local está a aproximadamente 7 km da terra indígena do Jaraguá e próximo ao Parque Anhanguera – segunda maior área verde da capital. 

“Entendemos que esse projeto, tão próximo do nosso território, vai impactar diretamente o nosso trabalho de proteção da floresta, dos animais, do meio ambiente. Inclusive, a portaria de 2015 garante que qualquer empreendimento próximo à terra indígena seja feito com estudo de impacto ambiental. É necessário respeitar nossos povos”, falou Thiago Karai Djekupe – representante da terra indígena Jaraguá.

De acordo com Fabiano do Vale de Souza – superintendente técnico da Loga – a iniciativa segue modelos adotados no Japão, China e Suécia. Segundo ele, na Suécia, 99% dos resíduos são reaproveitados e o país praticamente eliminou aterros sanitários. No Japão, as usinas reduzem o volume de lixo em até 80% e geram energia para 60 mil casas.

“O Ecoparque Bandeirantes é uma solução sustentável. Teremos máxima recuperação de resíduos secos e orgânicos, redução de rejeitos e geração de energia limpa. É tecnologia de ponta com monitoramento ambiental rigoroso”, disse Fabiano do Vale.

O projeto

O Ecoparque Bandeirantes terá capacidade para receber 2,53 mil toneladas diárias de lixo domiciliar. O complexo contará com cinco unidades: triagem e seleção inteligente; biossecagem; biodigestão; compostagem e recuperação energética. Também está prevista uma fazenda solar com 5,7 mil placas fotovoltaicas para gerar 2,5 megawatts mensais – energia suficiente para abastecer 2,2 mil residências.

A Prefeitura de São Paulo prevê ainda outras duas unidades de recuperação energética: uma na zona sul, em Santo Amaro, e outra na zona leste, em São Mateus. A implantação ocorrerá ao longo de 20 anos, sob responsabilidade das concessionárias Loga e Ecourbis, com supervisão da SP Regula.

Encaminhamento 

A vereadora Luana Alves lamentou a ausência de representantes da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e da Subprefeitura de Anhanguera na audiência. “Vamos notificar a Loga e representar contra a empresa. A Prefeitura tem que nos dar uma resposta. Se a população não quer, exigimos consulta. Não dá pra decidir de repente. O que está acontecendo é a empresa indo de casa em casa, desinformando, dizendo que não é incinerador e que tá tudo certo. Vamos continuar resistindo”.

Participaram da audiência pública as vereadoras Amanda Paschoal (PSOL), Keit lima (PSOL) e Silvia da Bancada Feminista (PSOL), além dos parlamentares Hélio rodrigues (PT) e Professor Toninho Vespoli (PSOL). Também marcaram presença as deputadas estaduais Simone Nascimento (PSOL-SP) – da Bancada Feminista e Mônica Seixas (PSOL-SP) – do Movimento Pretas Natália Santana (PSOL).

Assista à íntegra da audiência pública aqui.

source

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

são paulo
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao
  • Website

Related Posts

Programa +50 Faz Muito Bem debate os desafios do cuidado de pessoas idosas

junho 23, 2026

Corregedoria da Câmara aprecia nove processos e define encaminhamentos

junho 23, 2026

Câmara de SP celebra a 10ª edição do Colar Guilherme de Almeida

junho 23, 2026

Agora é Lei: Proposta criada na Câmara transforma vagas de estacionamento em espaços sustentáveis

junho 23, 2026

Luz, segurança e desigualdade: O que a iluminação pública revela sobre São Paulo

junho 22, 2026

Segurança para mulheres, energia solar e vacinação itinerante são os destaques do Em Tramitação

junho 22, 2026

Deixe uma respostaCancelar resposta

@sbatmao Na entrega da Fatec Suzano, o Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas entrevistou o Batmão, na sequência Batmão entrevista o Presidente da ALESP Deputado André do Prado. #tarcisiodefreitas #batmao #andrédoprado #suzanotv #tvsuzano ♬ som original - Lucas Secario Novo o Batmão
Posts Recentes: Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao

Jardim Santa Catarina recebe modernização no sistema de drenagem

Jardim Santa Catarina recebe modernização no sistema de drenagem

Inglaterra e Gana disputam liderança do Grupo L; veja jogos da Copa

Inglaterra e Gana disputam liderança do Grupo L; veja jogos da Copa

Bertioga na vanguarda do clima: secretaria de Meio Ambiente participa de seminário estratégico sobre economia circular e descarbonização

Bertioga na vanguarda do clima: secretaria de Meio Ambiente participa de seminário estratégico sobre economia circular e descarbonização

Framework Digital entra para o ranking de MG no GPTW 2026

Framework Digital entra para o ranking de MG no GPTW 2026

SP POD: como o Centro TEA Paulista tem ampliado o acolhimento a famílias de pessoas com autismo

SP POD: como o Centro TEA Paulista tem ampliado o acolhimento a famílias de pessoas com autismo
© Folha 12 - Desde 2011
  • Home
  • São Paulo – Capital
  • São Paulo

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

imunify-bot-check
%d