Close Menu
Folha 12 – São PauloFolha 12 – São Paulo
  • Home
  • São Paulo – Capital
  • São Paulo

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Smart Sampa Cidadão: Prefeitura cria app que permite à população identificar veículos roubados, furtados ou adulterados em tempo real

junho 24, 2026

Ato público cobra reparação financeira e assistencial às famílias das vítimas da Covid-19

junho 24, 2026

Sabesp amplia rede de atendimento com inauguração de 20 novas lojas em unidades do Poupatempo

junho 24, 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Folha 12 – São PauloFolha 12 – São Paulo
  • Home
  • São Paulo – Capital
  • São Paulo
Facebook X (Twitter) Instagram
Folha 12 – São PauloFolha 12 – São Paulo
Home»São Paulo»Governo de SP fortalece fiscalização ambiental com avanço nas ações e apoio de tecnologia
São Paulo

Governo de SP fortalece fiscalização ambiental com avanço nas ações e apoio de tecnologia

RedacaoBy Redacaojunho 24, 2026Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest Telegram LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Telegram Email

A fiscalização ambiental em São Paulo passou por uma das maiores transformações das últimas décadas. Após cerca de 20 anos sem mudanças estruturais nas regras de penalização, o Estado atualizou as multas para infrações ambientais, reforçou o quadro técnico da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), ampliou as ações de fiscalização e incorporou novas tecnologias de monitoramento, incluindo inteligência artificial e imagens de satélite.

A atualização das penalidades tornou mais rigorosa a punição para infrações ambientais de maior impacto. Atualmente, as multas para casos graves podem ultrapassar R$ 10 milhões. Dependendo da situação, os valores podem ser multiplicados em até 25 vezes para grandes lançamentos de efluentes e em até três vezes quando constatada baixa eficiência dos sistemas de tratamento.

LEIA TAMBÉM: Cidade de São Paulo avança de 86% para 94% no índice de tratamento de esgoto e se aproxima da universalização

O endurecimento das regras foi acompanhado pelo fortalecimento da estrutura operacional da Companhia. Após mais de uma década sem concursos públicos, a Cetesb ampliou em 17% seu quadro de empregados, com a contratação de 284 novos profissionais para áreas estratégicas como fiscalização, monitoramento, licenciamento e controle ambiental.

Desde 2023, mais de R$ 43 milhões foram destinados à modernização das atividades de fiscalização e monitoramento ambiental. Os investimentos permitiram a aquisição de equipamentos, ampliação da infraestrutura e incorporação de novas ferramentas tecnológicas para apoio às ações de campo.

Nesse período, a Companhia registrou mais de 19,4 mil infrações ambientais e aplicou cerca de 7 mil multas em todo o território paulista. A fiscalização também passou a atuar com planejamento baseado em risco, direcionando esforços para empreendimentos com maior potencial poluidor e realizando aproximadamente 200 inspeções mensais.

“Recuperar a qualidade ambiental exige capacidade de fiscalização, monitoramento e resposta. Nos últimos anos, a Cetesb fortaleceu suas equipes, modernizou processos e incorporou novas tecnologias para ampliar sua capacidade de atuação. Esse trabalho se soma aos investimentos em saneamento e outras ações estruturantes do governo que vêm sendo realizadas para reduzir as fontes de poluição”, afirma o diretor-presidente, Thomaz Toledo.

Além das atividades realizadas em campo e nos laboratórios, a Cetesb implementou neste ano um sistema pioneiro de monitoramento ambiental baseado em imagens de satélite e inteligência artificial. A iniciativa tornou o órgão o primeiro do país a utilizar a tecnologia para o acompanhamento sistemático de recursos hídricos em larga escala.

A ferramenta permite monitorar aproximadamente mil quilômetros de rios e reservatórios paulistas de forma integrada e disponibiliza as informações à população por meio de um painel público e interativo. O sistema também passou a apoiar o monitoramento da balneabilidade de praias de água doce localizadas na bacia do Rio Tietê.

Indicadores mostram redução da poluição nos rios

O fortalecimento da fiscalização e do monitoramento ambiental ocorre em paralelo aos investimentos em saneamento e às demais ações de recuperação ambiental realizadas pelo Governo do Estado. Os resultados já começam a aparecer nos indicadores acompanhados pela Cetesb.

Entre 2024 e 2026, a carga de poluição transportada pelo Rio Tietê caiu 21%, passando de 219 toneladas por dia para 173 toneladas por dia. Na prática, isso significa que cerca de 46 toneladas diárias de matéria orgânica deixaram de percorrer o principal rio paulista.

A recuperação também pode ser observada nos afluentes monitorados pela Companhia. Dos 30 rios e córregos acompanhados, 14 apresentaram melhora da qualidade da água. Esses cursos d’água representam aproximadamente 70% de toda a área de drenagem monitorada, indicando redução da carga poluidora que chega ao Tietê.

No Rio Pinheiros, os indicadores também apontam avanços. Entre 2024 e 2026, a concentração de matéria orgânica caiu 55% na Barragem de Pedreira, 29% na Ponte do Socorro e 26% na região da Usina São Paulo. Os resultados preliminares indicam melhora ao longo da maior parte do percurso monitorado do rio.

“Embora a recuperação de rios com a dimensão e a complexidade do Tietê seja um processo gradual e de longo prazo, os dados mais recentes apontam avanços consistentes na redução da carga poluidora e na melhoria da qualidade da água em diferentes regiões da bacia hidrográfica”, acrescenta Toledo.

source
Com informações da Agência São Paulo

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao
  • Website

Related Posts

Sabesp amplia rede de atendimento com inauguração de 20 novas lojas em unidades do Poupatempo

junho 24, 2026

Nova Estação Sesc-Pompeia, na Linha 6-Laranja, vai facilitar acesso a lazer e cultura na zona oeste

junho 24, 2026

Estação da Luz da CPTM recebe ação com psicoterapeutas nesta quinta-feira (25)

junho 24, 2026

Polícia Militar reforça segurança nas marginais Tietê e Pinheiros com operação especial

junho 24, 2026

Aulas gratuitas de matemática são oferecidas na estação Sé do Metrô

junho 24, 2026

Locais de prova do Vestibular das Fatecs serão divulgados nesta quarta-feira (24)

junho 24, 2026

Deixe uma respostaCancelar resposta

@sbatmao Na entrega da Fatec Suzano, o Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas entrevistou o Batmão, na sequência Batmão entrevista o Presidente da ALESP Deputado André do Prado. #tarcisiodefreitas #batmao #andrédoprado #suzanotv #tvsuzano ♬ som original - Lucas Secario Novo o Batmão
Posts Recentes: Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao

Cidade de Cubatão lança Programa “Ilumina Cubatão” e inicia a maior modernização da iluminação pública da história da Cidade

Cidade de Cubatão lança Programa “Ilumina Cubatão” e inicia a maior modernização da iluminação pública da história da Cidade

Mutirão remove mais de 250 kg de resíduos na região da Plataforma de Pesca

Mutirão remove mais de 250 kg de resíduos na região da Plataforma de Pesca

Palestra do Programa Agenda Jovem destaca a importância da imagem na construção de oportunidades

Palestra do Programa Agenda Jovem destaca a importância da imagem na construção de oportunidades

Rua Bariloche, na Água Espraiada, é a próxima a receber o ‘Asfaltaço’

Rua Bariloche, na Água Espraiada, é a próxima a receber o ‘Asfaltaço’

Fernanraiá: barraca da ADVF ajuda a manter atendimento a deficientes visuais

Fernanraiá: barraca da ADVF ajuda a manter atendimento a deficientes visuais
© Folha 12 - Desde 2011
  • Home
  • São Paulo – Capital
  • São Paulo

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

imunify-bot-check
%d