Close Menu
Folha 12 – São PauloFolha 12 – São Paulo
  • Home
  • São Paulo – Capital
  • São Paulo

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste 

junho 24, 2026

Festas juninas e temporada de inverno devem movimentar quase R$ 450 milhões para o turismo de SP

junho 24, 2026

Metrô e trens de SP terão operação especial para o jogo do Brasil nesta quarta-feira (24); confira

junho 24, 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Folha 12 – São PauloFolha 12 – São Paulo
  • Home
  • São Paulo – Capital
  • São Paulo
Facebook X (Twitter) Instagram
Folha 12 – São PauloFolha 12 – São Paulo
Home»São Paulo - Capital»Prefeitura de São Paulo e Governo do Estado avançam em parceria que acelera transformações históricas na capital
São Paulo - Capital

Prefeitura de São Paulo e Governo do Estado avançam em parceria que acelera transformações históricas na capital

RedacaoBy Redacaojunho 24, 2026Nenhum comentário7 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest Telegram LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Telegram Email
A integração entre a Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado tem contribuído para acelerar soluções em áreas estratégicas para a população, como habitação, mobilidade urbana, segurança pública, saúde, educação e revitalização do Centro. Nos últimos três anos e meio, a atuação conjunta permitiu avançar em desafios históricos da capital, combinando investimentos, compartilhamento de estruturas e coordenação entre diferentes órgãos públicos.
A experiência dos últimos anos demonstra que a integração entre Prefeitura de São Paulo e Governo do Estado tem sido fundamental para acelerar entregas e ampliar resultados em áreas estratégicas para a população.
Ao reunir investimentos, estrutura administrativa e capacidade operacional das duas esferas de governo, a parceria tem contribuído para promover transformações urbanas, ampliar o acesso a serviços públicos e enfrentar problemas históricos da maior cidade do país.
Os resultados podem ser observados em diferentes frentes: a desmobilização da antiga cena aberta de uso de drogas conhecida como cracolândia, o avanço do maior programa habitacional da história da cidade, a regularização fundiária de milhares de famílias, a retomada de grandes obras de mobilidade, a ampliação da infraestrutura de saúde e educação e a consolidação de sistemas tecnológicos de monitoramento e segurança.
As entregas refletem uma estratégia baseada na cooperação entre Estado e Município para ampliar a capacidade de execução de políticas públicas e acelerar projetos de impacto urbano e social. A atuação conjunta tem permitido enfrentar problemas complexos por meio de ações coordenadas nas áreas de segurança, assistência social, saúde, habitação, desenvolvimento urbano e transporte.
Centro de São Paulo vive nova realidade após superação da cracolândia
Uma das mudanças mais significativas ocorreu na região central da cidade. Após décadas marcadas pela concentração de usuários de drogas em cenas abertas, Prefeitura e Governo do Estado estruturaram uma atuação integrada envolvendo segurança pública, assistência social, saúde, habitação e requalificação urbana.
A estratégia substituiu ações isoladas por um modelo permanente de governança, com acompanhamento individualizado das pessoas em situação de vulnerabilidade e ampliação da rede de atendimento. Ao mesmo tempo, o enfrentamento ao tráfico de drogas e às organizações criminosas enfraqueceu a dinâmica que sustentava a permanência da cena aberta.
Enquanto o Estado reforçou as ações de segurança pública e tratamento, a Prefeitura ampliou os serviços de acolhimento, assistência social, atendimento especializado, zeladoria e requalificação urbana. O resultado foi uma transformação histórica para a região central da cidade, que completou mais de um ano sem a formação de grandes cenas abertas de uso de drogas.
As intervenções também incluíram ações de recuperação de espaços públicos, ordenamento territorial e fortalecimento da presença do poder público, contribuindo para a revitalização do Centro e para a retomada da ocupação qualificada da região.
Habitação avança com maior programa da história da cidade
A parceria entre Prefeitura e Governo do Estado também tem produzido resultados expressivos na política habitacional. A atual gestão municipal conduz o maior programa habitacional da história da cidade de São Paulo, enquanto o Estado contribui por meio de programas de financiamento, subsídios e regularização fundiária.
A atuação integrada entre a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) e a Cohab-SP, por meio do Pode Entrar, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, a CDHU e o programa Casa Paulista tem ampliado o acesso à moradia para famílias de baixa renda por meio de diferentes modalidades de atendimento.
Desde 2021, a Prefeitura disponibilizou quase 20 mil moradias para famílias paulistanas. Atualmente, mais de 40 mil unidades habitacionais estão em construção e outras 19,2 mil já foram contratadas para início das obras, consolidando o maior ciclo de produção habitacional já realizado pelo município.
A parceria também tem garantido soluções para famílias residentes em áreas de risco e comunidades vulneráveis, oferecendo acesso à moradia digna e segura.
Outro destaque é a regularização fundiária. Por meio do programa Escritura na Mão, a Prefeitura já entregou mais de 88 mil títulos de propriedade desde 2021, sendo mais de 35 mil apenas entre 2025 e 2026. Em maio deste ano, a administração municipal anunciou investimento de R$ 681 milhões para ampliar o programa e levar a regularização fundiária a 930 núcleos urbanos, com potencial para beneficiar mais de 360 mil famílias nos próximos cinco anos. A iniciativa complementa as ações desenvolvidas pelo Estado e fortalece a segurança jurídica dos moradores.
Prefeitura destrava obras históricas e acelera investimentos em infraestrutura
A transformação observada na capital também é resultado de um amplo trabalho de retomada de projetos que permaneceram paralisados na última década e que voltaram a avançar nos últimos anos.
Desde 2021, a Prefeitura vem revisando contratos, atualizando projetos e reestruturando empreendimentos que permaneceram por anos sem utilização ou com execução limitada, convertendo estruturas inacabadas em serviços efetivos para a população.
Na saúde, seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que tiveram contratos rescindidos em 2016 foram retiradas da paralisação e concluídas. As unidades Vila Mariana, Jabaquara, Parelheiros, Mooca, Cidade Tiradentes e City Jaraguá ampliaram a capacidade de atendimento de urgência e emergência em diferentes regiões da cidade.
Na educação, a Prefeitura retomou e concluiu os 12 Centros Educacionais Unificados (CEUs) que haviam sido iniciados e paralisados em gestões anteriores, além de entregar outros cinco novos CEUs desde 2021, ampliando a oferta de vagas, atividades culturais, esportivas e educacionais.
Obras estruturantes impulsionam mobilidade e desenvolvimento
A cooperação entre Município e Estado também tem sido decisiva para destravar e acelerar obras aguardadas há décadas pela população.
Entre os principais projetos estão o Trecho Norte do Rodoanel e a Linha 6-Laranja do Metrô, empreendimentos estratégicos para melhorar a mobilidade, reduzir tempos de deslocamento e ampliar a integração entre diferentes regiões da cidade.
Paralelamente, a Prefeitura retomou e reestruturou projetos fundamentais para a mobilidade urbana da capital. O Terminal Itaquera, aguardado desde a Copa do Mundo de 2014, teve o projeto revisado, foi relicitado e voltou a avançar. Com 36 mil metros quadrados, deverá atender mais de 400 mil passageiros por dia e ampliar a integração entre ônibus e sistemas sobre trilhos na Zona Leste.
O mesmo ocorreu com o BRT Radial Leste. Após a suspensão e posterior rescisão do contrato original, o projeto foi atualizado, relicitado e teve as obras iniciadas em 2024. O corredor terá 9,8 quilômetros de extensão entre o Terminal Parque Dom Pedro II e a Penha, com capacidade para atender cerca de 400 mil passageiros diariamente.
A atual gestão também viabilizou a continuidade do Corredor Itaquera e avançou em importantes obras de drenagem e combate às enchentes, como o piscinão do Capão Redondo, cujo projeto foi reformulado para reduzir impactos sociais e permitir a continuidade da implantação.
Tecnologia fortalece segurança pública e gestão urbana
A integração entre Prefeitura e Governo do Estado também avançou na área de tecnologia aplicada à segurança pública.
O compartilhamento de informações e a utilização de sistemas inteligentes de monitoramento ampliaram a capacidade de prevenção e resposta das forças de segurança. Nesse contexto, o programa Smart Sampa tornou-se uma das principais ferramentas tecnológicas da cidade, contribuindo para a localização de pessoas desaparecidas, captura de foragidos da Justiça e recuperação de veículos.
A Prefeitura também ampliou o efetivo da Guarda Civil Metropolitana em mais de 2 mil agentes desde 2021, elevando o contingente para cerca de 7.500 guardas e fortalecendo a presença da corporação em todas as regiões da cidade. A expansão ocorre em paralelo à integração das estruturas municipais com os sistemas estaduais de segurança.
A atuação coordenada entre Município e Estado reforça uma política baseada em inteligência, tecnologia e integração institucional, ampliando a capacidade de proteção da população e de enfrentamento à criminalidade.
 

source
Com informações da Prefeitura de São Paulo

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao
  • Website

Related Posts

Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste 

junho 24, 2026

Solenidade homenageia agentes da GCM e representantes da sociedade civil

junho 24, 2026

SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs 

junho 24, 2026

Prefeitura lança SmartCop, helicóptero equipado com câmera de alta precisão para reconhecimento facial e alcance de 40 km

junho 23, 2026

Tradicional prêmio gastronômico da Câmara abre inscrições em reconhecimento a trabalhos publicados na mídia especializada

junho 23, 2026

Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus 

junho 23, 2026

Deixe uma respostaCancelar resposta

@sbatmao Na entrega da Fatec Suzano, o Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas entrevistou o Batmão, na sequência Batmão entrevista o Presidente da ALESP Deputado André do Prado. #tarcisiodefreitas #batmao #andrédoprado #suzanotv #tvsuzano ♬ som original - Lucas Secario Novo o Batmão
Posts Recentes: Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao

Google e Energy Dome avançam na implantação de sistemas de armazenamento de energia em vários continentes com o primeiro projeto bilateral na Irlanda

Google e Energy Dome avançam na implantação de sistemas de armazenamento de energia em vários continentes com o primeiro projeto bilateral na Irlanda

CadMóvel tem programação reagendada devido à previsão de chuvas

CadMóvel tem programação reagendada  devido à previsão de chuvas

Prefeitura e Conselho realizam 1ª Plenária Municipal de Saúde em Salto

Prefeitura e Conselho realizam 1ª Plenária Municipal de Saúde em Salto

Semae fará manutenção de válvulas na rede de Cezar de Souza, Jd. das Bandeiras e Residencial Colinas, na quinta (25)

Semae fará manutenção de válvulas na rede de Cezar de Souza, Jd. das Bandeiras e Residencial Colinas, na quinta (25)

Deputados de Marília organizam evento sobre PCD e autismo

Deputados de Marília organizam evento sobre PCD e autismo
© Folha 12 - Desde 2011
  • Home
  • São Paulo – Capital
  • São Paulo

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

imunify-bot-check
%d