Close Menu
Folha 12 – São PauloFolha 12 – São Paulo
  • Home
  • São Paulo – Capital
  • São Paulo

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF 

junho 27, 2026

Moradores e trabalhadores elegem representantes do Grupo de Gestão da Operação Urbana Consorciada Água Branca neste domingo (28)

junho 27, 2026

Moradores dos bairros Califórnia, Jatobá e Capão Bonito, em Botucatu, comemoram avanço das obras de esgotamento sanitário

junho 27, 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Folha 12 – São PauloFolha 12 – São Paulo
  • Home
  • São Paulo – Capital
  • São Paulo
Facebook X (Twitter) Instagram
Folha 12 – São PauloFolha 12 – São Paulo
Home»São Paulo - Capital»CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno 
São Paulo - Capital

CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno 

RedacaoBy Redacaojunho 26, 2026Nenhum comentário5 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest Telegram LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Telegram Email

Com informações da Secretaria de Educação da Cidade de São Paulo

CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno 

Relato desenvolvido com apoio da SME/CODAE está entre os cinco melhores do país na 7ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional 

Publicado em: 26/06/2026 15h39 | Atualizado em: 26/06/2026 Duas mulheres sorriem no palco durante uma cerimônia de premiação, posicionadas atrás de um púlpito transparente. Uma delas segura uma placa de homenagem e a outra exibe um troféu. À frente, há um grande letreiro com a inscrição "Prêmio PNAE 2026". Ao fundo, um telão com a imagem ampliada de uma pessoa e elementos gráficos compõe o cenário do evento.
O aleitamento materno desenvolvido no CEI Coração de Maria, da DRE Ipiranga, conquistou reconhecimento nacional. Na última terça-feira (23), a nutricionista Kátia Romanelli, do Núcleo de Aleitamento Materno da SME/CODAE, e a diretora da unidade, Roberta Theodossiou, participaram da cerimônia do Prêmio PNAE 2026, em Brasília (DF), onde receberam a premiação da 7ª edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

O relato “Do aleitamento ao acolhimento, a ampliação do olhar das educadoras para o aleitamento materno no CEI Coração de Maria” foi um dos cinco vencedores da categoria destinada a professores, diretores e coordenadores protagonistas de ações de Educação Alimentar e Nutricional. 

A experiência também passou a integrar o livro oficial “Melhores Relatos da 7ª Jornada de EAN”, publicação que reúne práticas inspiradoras desenvolvidas por escolas públicas de todo o país. 

Prêmio valoriza experiências transformadoras 

Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do FNDE, o Prêmio PNAE 2026 é um dos principais eventos de valorização da alimentação escolar pública brasileira. A cerimônia foi realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, reunindo gestores, nutricionistas, merendeiras, conselheiros de alimentação escolar, agricultores familiares, pesquisadores, estudantes e representantes de instituições parceiras. 

A programação contemplou iniciativas voltadas à promoção da alimentação saudável, educação alimentar e nutricional, participação social e valorização da cultura alimentar regional. Também foram realizadas premiações de projetos de destaque em todo o país e homenagens aos 20 anos da Rede de Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar (Rede Cecane). 

Jornada de Educação Alimentar e Nutricional 

Realizada pelo FNDE desde 2017, a Jornada de Educação Alimentar e Nutricional incentiva escolas públicas brasileiras a desenvolverem ações educativas relacionadas à alimentação, saúde, sustentabilidade, cultura e sistemas alimentares. 

Em 2025, as nutricionistas Kátia Romanelli e Mônica Nogueira acompanharam o CEI Coração de Maria durante todas as etapas previstas no edital. Nesta edição, foram registrados 3.268 relatos válidos de todo o Brasil. Após um rigoroso processo de avaliação, apenas 20 experiências foram selecionadas para compor o livro oficial da Jornada e receber premiação nacional. 

O relato desenvolvido pela unidade da Rede Municipal de Ensino destacou como o trabalho de formação e sensibilização da equipe ampliou o olhar sobre o aleitamento materno, fortalecendo práticas de acolhimento às famílias e consolidando uma cultura institucional de apoio à amamentação. 

Trajetória construída com formação e acolhimento 

A trajetória do CEI Coração de Maria na promoção do aleitamento materno começou em 2023, a partir de estudos realizados pela equipe gestora em parceria com a SME/CODAE. Desde então, a unidade vem estruturando ações voltadas ao acolhimento das mães lactantes, à formação dos profissionais e à criação de ambientes favoráveis à continuidade da amamentação. 

As iniciativas foram fortalecidas ao longo dos anos e renderam à unidade o reconhecimento do Selo CEI Amigo do Peito. Em 2025, diante do aumento do número de crianças que recebiam leite materno na instituição, o CEI aprofundou as ações formativas junto à equipe, participando da 7ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional e ampliando as estratégias de promoção e apoio à amamentação. 

Formação fortaleceu atuação das educadoras 

Um dos pilares da experiência premiada foi o investimento na formação dos profissionais da unidade. Com apoio do Núcleo de Aleitamento Materno da SME/CODAE, foram promovidos encontros, oficinas, rodas de conversa e momentos de escuta para que educadoras, equipe gestora e demais colaboradores pudessem refletir sobre seu papel no apoio às famílias. 

As ações abordaram temas como manejo do leite materno, protocolos sanitários, acolhimento das mães lactantes e importância da rede de apoio no ambiente educacional. Ao final do processo formativo, as participantes relataram maior segurança para atuar junto às crianças amamentadas e reconheceram o acolhimento como elemento central para a promoção do aleitamento materno. 

Famílias como protagonistas 

O trabalho também envolveu diretamente as famílias da comunidade escolar. Ao longo do ano, a unidade promoveu encontros, rodas de conversa e atividades educativas voltadas às mães e responsáveis, fortalecendo o diálogo sobre amamentação, alimentação infantil e desenvolvimento na primeira infância. 

As ações permitiram a troca de experiências, o esclarecimento de dúvidas e a aproximação entre profissionais e famílias, reforçando a importância da rede de apoio para a manutenção da amamentação e o bem-estar das crianças. 

Espaço acolhedor para amamentação 

Outro destaque da experiência foi a qualificação do ambiente destinado às mães lactantes. O espaço de amamentação da unidade foi ampliado e adaptado para oferecer conforto, privacidade e condições adequadas tanto para a amamentação quanto para a extração e armazenamento do leite materno. 

Com mobiliário apropriado, materiais informativos e ambientação acolhedora, o local tornou-se uma importante estratégia de cuidado às famílias. A iniciativa reforça o compromisso da SME/CODAE e do CEI Coração de Maria com a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, contribuindo para o desenvolvimento saudável das crianças e para o fortalecimento dos vínculos familiares. 

O reconhecimento nacional recebido pelo CEI evidencia como ações integradas entre gestão, educadores, famílias e equipe técnica podem transformar o cotidiano escolar e consolidar práticas de cuidado que impactam positivamente toda a comunidade educativa. 

Descubra as ações, projetos e novidades da Rede Municipal de Educação.


source

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

são paulo
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao
  • Website

Related Posts

Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF 

junho 27, 2026

Moradores e trabalhadores elegem representantes do Grupo de Gestão da Operação Urbana Consorciada Água Branca neste domingo (28)

junho 27, 2026

Federação de artes marciais tailandesas é homenageada em cerimônia na Câmara

junho 26, 2026

Orçamento 2027, CPIs, o trabalho das comissões e prêmio da gastronomia paulistana: confira os destaques do Câmara em Ação

junho 26, 2026

Prefeitura inaugura banco de bronze em homenagem aos 90 anos de Mauricio de Sousa e cria novo marco cultural na Avenida Paulista

junho 26, 2026

Presidente da Câmara participa de workshop sobre compartilhamento de postes e infraestrutura inteligente

junho 26, 2026

Deixe uma respostaCancelar resposta

@sbatmao Na entrega da Fatec Suzano, o Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas entrevistou o Batmão, na sequência Batmão entrevista o Presidente da ALESP Deputado André do Prado. #tarcisiodefreitas #batmao #andrédoprado #suzanotv #tvsuzano ♬ som original - Lucas Secario Novo o Batmão
Posts Recentes: Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao

Ubatuba inicia vacinação com Pneumo 20 nesta sexta-feira, 26

Ubatuba inicia vacinação com Pneumo 20 nesta sexta-feira, 26

Boletim Oficial do Município – Edição 650 – Extra – 26/06/2026

Boletim Oficial do Município – Edição 650 – Extra – 26/06/2026

Projeto arrecada mechas para fortalecer autoestima de mulheres em tratamento contra o câncer em Santos

Projeto arrecada mechas para fortalecer autoestima de mulheres em tratamento contra o câncer em Santos

Cubatão realiza roda de conversa sobre dependência química e os impactos na saúde mental

Cubatão realiza roda de conversa sobre dependência química e os impactos na saúde mental

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 090/2026 –

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 090/2026 –
© Folha 12 - Desde 2011
  • Home
  • São Paulo – Capital
  • São Paulo

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

imunify-bot-check

Carregando comentários...

    %d