O Governo de São Paulo inicia, a partir de 1º de julho, a redução de tarifas em praças de pedágio de municípios como Jaguariúna, Águas da Prata, Estiva Gerbi, Espírito Santo do Pinhal, Itobi, Casa Branca, Mococa e Aguaí. A medida faz parte da política pública estadual de modernização das concessões rodoviárias, com foco em justiça tarifária e equilíbrio regional.

A maior redução será na praça de Jaguariúna, onde a tarifa passará de R$ 17,60 para R$ 8,80, queda de 50%. Também haverá redução em Águas da Prata, de R$ 6,30 para R$ 4,60, queda de 27%; Estiva Gerbi, de R$ 10,50 para R$ 7,80, queda de 26%; Espírito Santo do Pinhal, de R$ 13,10 para R$ 10,45, redução de 20%; e Itobi, de R$ 13,40 para R$ 10,75, também com queda de 20%.

Outras praças também terão valores menores. Em Casa Branca, a tarifa será reduzida de R$ 9,40 para R$ 8,15, queda de 13%. Em Mococa, passará de R$ 8,90 para R$ 8,10, redução de 9%. Em Aguaí, o valor será ajustado de R$ 6,60 para R$ 6,30, queda de 5%. Em São João da Boa Vista, a tarifa será mantida em R$ 7,40.

A mudança também substitui o atual sistema de ponto a ponto, limitado a um trecho específico da rodovia, por um modelo mais amplo de cobrança para todos os usuários que passarem nas praças, e não só os anteriormente cadastrados.

“É uma política pública do Governo de São Paulo, de buscar sempre tarifas proporcionais, tarifas mais justas para os usuários, e isso vai acontecer agora, em grande proporção, a partir do dia 1º de julho”, esclarece Raquel Carneiro, diretora da Artesp (Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo).

source
Com informações da Agência São Paulo

Share.

Deixe uma respostaCancelar resposta

Exit mobile version