Close Menu
Folha 12 – São PauloFolha 12 – São Paulo
  • Home
  • São Paulo – Capital
  • São Paulo

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Câmara concede Salva de Prata ao Grupo Tarancón pelos 50 anos de contribuição à cultura latino-americana

junho 27, 2026

Construção da Linha 6-Laranja gera mais de 11 mil empregos diretos

junho 27, 2026

PM prende dupla responsável por roubos em ponto de ônibus na Grande São Paulo

junho 27, 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Folha 12 – São PauloFolha 12 – São Paulo
  • Home
  • São Paulo – Capital
  • São Paulo
Facebook X (Twitter) Instagram
Folha 12 – São PauloFolha 12 – São Paulo
Home»São Paulo»Veja por onde passa a adutora que vai transportar, pelo mar, 500 litros de água tratada por segundo para o Guarujá
São Paulo

Veja por onde passa a adutora que vai transportar, pelo mar, 500 litros de água tratada por segundo para o Guarujá

RedacaoBy Redacaojunho 27, 2026Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest Telegram LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Telegram Email

As obras da Travessia Subaquática Santos-Guarujá estão em etapa final após a instalação dos tubos da nova adutora, que vai transportar até 500 litros de água tratada por segundo para o Guarujá. Com investimento de R$ 134,7 milhões, o empreendimento da Sabesp vai reforçar o abastecimento de mais de 450 mil pessoas na Baixada Santista e ampliar a segurança hídrica da região. 

A obra integra o novo ciclo de investimentos da Sabesp após a desestatização da companhia promovida pelo Governo de São Paulo. Em 2025, foram investidos R$ 15,2 bilhões em infraestrutura, valor 120% superior aos R$ 6,9 bilhões registrados no ano anterior. Os investimentos têm como meta antecipar a universalização do acesso à água e ao esgotamento sanitário nos municípios atendidos pela companhia até 2029.

LEIA MAIS: Grupo de Fiscalização Integrada das Águas do Rio Tietê percorre mais de 7,4 km e aplica R$ 14,5 milhões em multas

A nova adutora terá 5,56 quilômetros de extensão, sendo cerca de 1,5 quilômetro em travessia subaquática sob o canal do Porto de Santos. A estrutura vai interligar o sistema de abastecimento da Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão ao sistema de distribuição de Vicente de Carvalho, em Guarujá, ampliando a capacidade de transporte de água tratada para o município.

O trajeto da nova adutora começa em Santos. A água produzida na ETA Cubatão seguirá para os reservatórios da Sabesp e, a partir do reservatório do Saboó, será conduzida pela nova estrutura. Na cidade, a tubulação passa pela Avenida Martins Fontes e pela Avenida Antônio Prado, percorrendo a região próxima ao cais.

Ao longo desse trecho, a adutora passa pelas proximidades do Museu Pelé e do Museu do Café. Na altura do Outeiro de Santa Catarina, a tubulação passa a ficar sob a água e inicia a travessia subaquática do canal do Porto de Santos.

LEIA MAIS: Novos reservatórios e estações vão solucionar problema histórico de abastecimento de água para beneficiar 60% da população de Mauá 

Depois de cruzar o canal, a adutora chega ao Guarujá pela Rua Visconde de Mauá, em Vicente de Carvalho. O traçado segue pela Avenida Castelo Branco, acessa a Rua São Paulo e termina na Rua Ernestina Amadéo dos Santos, onde se conecta ao reservatório que abastece a região e hoje recebe água da ETA Jurubatuba.

Esta será a segunda travessia subaquática sob o canal do Porto de Santos. A nova estrutura se somará à adutora já existente entre os bairros Ponta da Praia, em Santos, e Vila Lígya, em Guarujá, que também transporta até 500 litros de água por segundo para o abastecimento da Ilha de Santo Amaro.

A nova adutora ampliará a capacidade de transporte de água para Guarujá sem impacto no abastecimento de Santos e Cubatão, uma vez que a ETA Cubatão tem capacidade para atender os três municípios. 

Tecnologia nas inspeções

Durante as obras, a Sabesp passou a utilizar o cachorro-robô DOM, equipamento controlado remotamente para inspeções em tubulações, galerias e ambientes confinados. O robô possui sensores de detecção de gases, câmera de alta definição e sistema de iluminação, permitindo a avaliação das condições dos ambientes sem exposição dos trabalhadores a riscos operacionais.

Com autonomia de duas horas e baterias removíveis, o equipamento é operado por profissionais treinados e transmite dados em tempo real, contribuindo para o acompanhamento das redes operadas pela companhia e das obras em andamento.

source
Com informações da Agência São Paulo

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao
  • Website

Related Posts

Construção da Linha 6-Laranja gera mais de 11 mil empregos diretos

junho 27, 2026

PM prende dupla responsável por roubos em ponto de ônibus na Grande São Paulo

junho 27, 2026

Formato Y: Confira como será a operação da Linha 17-Ouro, a primeira com 3 destinos para os trens em SP

junho 27, 2026

Auxílio-aluguel do Governo de SP transforma vida de mulheres vítimas de violência

junho 27, 2026

Grupo de Fiscalização Integrada das Águas do Rio Tietê percorre mais de 7,4 km e aplica R$ 14,5 milhões em multas

junho 27, 2026

‘Vou ter mais tempo para passar com a minha família’: moradora da Zona Norte comemora início da Linha 6

junho 27, 2026

Deixe uma respostaCancelar resposta

@sbatmao Na entrega da Fatec Suzano, o Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas entrevistou o Batmão, na sequência Batmão entrevista o Presidente da ALESP Deputado André do Prado. #tarcisiodefreitas #batmao #andrédoprado #suzanotv #tvsuzano ♬ som original - Lucas Secario Novo o Batmão
Posts Recentes: Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao

Cabide Solidário ll.jpeg

Cabide Solidário ll.jpeg

‘Prefeitura de bairro em bairro’ visita Genebra e Jardim Nova Esperança nesta sexta-feira (26)

‘Prefeitura de bairro em bairro’ visita Genebra e Jardim Nova Esperança nesta sexta-feira (26)

Consulta pública discute inclusão de novo tratamento no SUS

Consulta pública discute inclusão de novo tratamento no SUS

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 092/2026 – ESCRITURÁRIO – EFETIVO

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 092/2026 –  ESCRITURÁRIO – EFETIVO

Funcionários de arquivo e museus municipais passam por treinamento na manhã da próxima terça-feira (30)

Funcionários de arquivo e museus municipais passam por treinamento na manhã da próxima terça-feira (30)
© Folha 12 - Desde 2011
  • Home
  • São Paulo – Capital
  • São Paulo

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

imunify-bot-check

Carregando comentários...

    %d