Com informações da Câmara Municipal de São Paulo
A Câmara Municipal de São Paulo concedeu, na noite desta sexta-feira (26/06), a Salva de Prata ao Grupo Tarancón pelos 50 anos de contribuição à cultura latino-americana. A Sessão Solene foi presidida pelo vereador Eliseu Gabriel (PSB), autor da homenagem.
“É uma homenagem que reforça a relevância histórica e contemporânea desse grupo, especialmente, em um contexto em que se evidencia a importância da cultura, do conhecimento, da empatia e do respeito entre os povos como valores essenciais para a sociedade”, destacou Eliseu Gabriel.
Fundado há 50 anos, o Grupo Tarancón é um dos mais importantes e longevos representantes da música popular brasileira de matriz latino-americana. Ao longo de mais de cinco décadas, consolidou uma trajetória marcada pela valorização da cultura, da democracia, dos direitos humanos e da integração entre os povos da América Latina.
O grupo foi responsável por apresentar ao público brasileiro obras de alguns artistas. Entre eles Violeta Parra, Victor Jara e Atahualpa Yupanqui. A banda também se destaca pela fusão de instrumentos tradicionais latino-americanos com a música brasileira, criando uma identidade artística própria.
Além da contribuição musical, o Tarancón teve atuação marcante em momentos históricos do país. Participou de manifestações pelas Diretas Já e acolheu artistas latino-americanos exilados durante as ditaduras no continente.
Neste ano, o grupo celebra os 50 anos do lançamento do primeiro álbum – “Gracias a la Vida”. Ao longo do tempo, mantém viva uma trajetória de resistência, intercâmbio cultural e fortalecimento dos laços entre a música brasileira e a latino-americana.
“Lembro da minha adolescência, quando vinha da periferia de São Paulo para assistir aos shows deles. Eles sempre lotam os espaços por onde passam e acumulam muitas histórias, como aquela apresentação que estourou os vidros do Centro Cultural São Paulo. Memórias que atravessam gerações e marcam a história do grupo”, lembrou Kátya Teixeira, pesquisadora cultural e cantora.
Os integrantes do grupo agradeceram a homenagem, que reconheceu a trajetória da difusão da música latino-americana no Brasil construída durante cinco décadas.
“É uma grande honra receber esta Salva de Prata, que representa a consagração de toda a nossa trajetória. Uma trajetória que levou a música latino-americana ao público brasileiro em uma época anterior à era digital, quando esse repertório ainda era pouco conhecido”, afirmou Maetê Mirá, integrante do grupo.
“É um momento muito especial, difícil até de traduzir em palavras a emoção que sentimos. Esta homenagem nos faz revisitar toda a nossa história e trajetória. Somos profundamente gratos ao vereador Eliseu Gabriel por este reconhecimento, ainda mais vindo de um professor, o que torna tudo ainda mais significativo”, disse Emilio De Angeles, integrante e fundador do grupo.
A íntegra da cerimônia de entrega da Salva de Prata ao Grupo Tarancón pode ser conferida clicando no vídeo abaixo:


